domingo, 12 de fevereiro de 2012

Como fazer nossos pequenos comerem com prazer!!!











Bons hábitos são fundamentais na rotina de nossos pequenos.




Acho que não existem regras. Cada criança deve se adaptar à rotina da família, mas também acredito que bons hábitos e boas dicas são sempre bem vindos. Nós, mães, acabamos sofrendo muito porque a gente se preocupa demais.




Hoje vou compartilhar algumas pesquisas que fiz, com uma pitada da vida prática aqui de casa.




Dica nº 1: Desligue a TV durante as refeições em família!




Nós adotamos este hábito aqui em casa. Nada de computadores ou TV ligadas à noite. É o tempo para a família se reunir, conversar sobre o dia e dar atenção ao filhote.




Confesso que quando ele era bebê colocava o tal do
Baby Einstein e ele ficava vidrado e só assim conseguia fazê-lo comer, mas agora ele já cresceu um pouquinho (está com 4 anos) e já é hora de se acostumar a bons hábitos.




Hora de comer é hora de comer, prestar atenção aos aromas, texturas e sabores...




Dica nº 2: Leve seu filho para a cozinha.




Acredito que toda criança sente prazer em participar das atividades de casa. Meu filho adora quando o chamos para cozinhar e ai de mim se for para a cozinha sem ele. Sentamos juntos, misturamos a massa do bolo, forramos as formas de empadinhas, ele me ajuda a colocar a mesa e se diverte espremendo as laranjas para o suco. Tudo acaba virando uma grande brincadeira,...e é divertido mesmo!




Uma vez assisti a uma palestra em que a psicóloga falava em como essa questão é importante para o desenvolvimento de nossos pequenos. Eles acabam fazendo da responsabilidade um hábito e fazem isso com um grande prazer.




Quando a criança não participa da rotina da casa, ela acaba se sentindo excluída e depois de um tempo passa sempre a
QUERER ao invés de ter o prazer em FAZER. E mesmo que os pais comprem todo o estoque da loja de brinquedos, nada disso faz com que ela se sinta FELIZ DE VERDADE. Temos que avaliar o nosso comportamento como pais e prestar atenção em nossas atitudes. Longe de mim ser psicóloga, mas quando comecei a valiar os fatos, constatei que tudo isto é uma grande verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário